terça-feira, 18 de maio de 2010

Respeitando a dignidade das pessoas, o mundo mudar

O terceiro princípio fundamental da república brasileira, conforme a constituição de 1988,trata da Dignidade da Pessoa Humana. Em função disso, prevê a promoção do bem a todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Assim, todos são iguais e portam os mesmos direitos e deveres, o que, teoricamente, coloca todo o conjunto de habilitantes do país em um mesmo patamar de igualdade.

Para pensar em pessoa humana é necessário tomar como ponto de partida as condições de vida de um povo, às vezes exaltado, às vezes humilhado, mas que possui em si a essência do ser. Isso lhe confere de modo inerente o princípio da dignidade, fazendo-lhe viver conseqüentemente a individualidade, como vivência do ser, dentro da coletividade.

Baseado na filosofia moderna de Kant, Nicola Abbagnano conceitua dignidade humana como aquilo que é mais intrínseco à pessoa, que não tem preço, por isso insubstituível. Parte de seu ser que não pode se tomar como meio, mas como fim em si mesmo. Ou seja, pensa-se no ser humano como algo complexo, para onde devemos ser apontados todos os recursos de desenvolvimento pessoal na perspectiva de produzir uma sociedade melhor e não como algo a ser usado para o crescimento individual de outras pessoas.

www.mundojovem.com.br

1 – As pessoas são diferentes umas das outras. Quais são diferenças que enriquecem a sociedade e quais tornam a sociedade assustadora?

“As diferenças que enriquecem a sociedade são os diversos estilos. Cada pessoa tem seu próprio estilo, e isso a faz ser diferente, esses modos diferentes de agir que fortalecem a cultura do lugar.
As que as tornam assustadoras é frieza, é marido matando esposa, mãe agredindo e também matando a mãe, tudo isso é muito assustador.”

Adriano Martins Araujo


2 – As pessoas são diferentes umas das outras. Quais são diferenças que enriquecem a sociedade e quais tornam a sociedade assustadora?

“Para mim, é a forma que cada um vive, os costumes, religião, tudo influência na hora de enriquecer a sociedade. São culturas diferentes, na é?
Acho que a violência é o mais assustador, essas pessoas que fazem de tudo para enriquecer com pouco esforço, tudo isso.”

Hedpo Wesney de O.


3 – As pessoas são diferentes umas das outras. Quais são diferenças que enriquecem a sociedade e quais tornam a sociedade assustadora?

“O que torna uma pessoa diferente da outra, é o meio onde ela vive exemplo: Um roqueiro é diferente de um funkeiro, porque vivem de maneiras diferentes.
O que torna a sociedade assustadora, são os atos de crueldades e pessoas que só pensão em si mesma.”

Lucas Coelho de Matos



Nome: Jackson, João Marcos, Nilton Cesar, Régis, Rogério Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário