sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cultura em Massa - Sociologia



Cultura de massa - Sociologia

Cultura de massa- mudança de hábitos culturais adquiridos com o surgimento da Industrialização

. A cultura de massa compromete-se com o ritmo e a história em movimento; os tipos mais comuns de meios de comunicação em massa, hoje, são: televisão, rádio. Jornal, internet, e-mail, dentre outros.
Fonte: texto de vídeos do youtube

A cultura de massa é produto de uma influencia da mídia e da indústria cultural. O meio de comunicação que mais pode fazer com o que soframos essa influencia, é a televisão. Ela, através de propagandas, novelas, programas, realy shows e dentre outras programações, nos passa um comando daquilo que esta ‘na moda’ ou que ‘ aquilo é o que todo mundo usa’ ou ’aquele programa é o que todos assistem ‘, e apartir disso, somos influenciados conscientemente ou inconscientemente a comprar determinado produto ou praticar determinada ação, porque esta passando na TV.
Quem nunca que, ao ver uma atriz usar uma determinada roupa (mesmo sendo feia), não desejou ter igual? Quem ainda não pintou as unhas de cores fortes e florescente (rosa choque, verde, azul, vermelha e etc.), por que no desfile de verão da São Paulo Fashion Week, os estilistas falaram que seria a ‘onda’ do verão? Quem não tem uma sandália Melissa, que é a moda entra as meninas? Ao analisarmos essas perguntas, podemos observar que, se você não praticou nenhuma das ações descritas, com certeza se lembrou de alguém, ou de outra coisa que, se está na mídia todo mundo usa.

Abaixo um exemplo em vídeo de Cultura em Massa ( Baseado no vídeo dos alunos de Publicidade e Propaganda da UVV).






Em nosso município isso não é diferente. Todos os dias podemos observar o quanto os meios de comunicação que, nos passam produtos da Industria cultural nos influenciam; e isso é de fácil observação. Um exemplo fácil e clássico, que não acontece somente em Piúma, mas em outros municípios, cidades, estados e países é o uso da calça jeans. Ela foi feita para os países onde é muito frio (como a Europa) e o Brasil é um pais tropical onde não há tanta necessidade de ser usada, porem todo povo brasileiro usa calça jeans, e Piúma, um município banhado pelo mar, um município com o clima quente, tem toda sua população usando calças jeans, por que todo mundo usa. É difícil achar alguma pessoa que não tem uma calça jeans guardada no seu guarda roupa.
Com base nessa pesquisa, fizemos algumas fotos da cultura de massa no nosso município:


A sandalia melissa é moda entre as meninas de Piúma:


No desfile de verão do São Paulo Fashon Week, as cores vribrantes fizeram a tendendia da estação e em Piúma as meninas aderiram essas cores nas unhas:



Com essas fotos podemos perceber , da cultura em massa no nosso município.




Nenhum comentário:

Postar um comentário