quarta-feira, 19 de maio de 2010

Filósofos Brasileiros

Nesse fazer, percebemos que o viver da filosofia brasileira é, constantemente, ver-se vivendo e, assim, temos grandes pensadores da atualidade no Brasil. Alguns talvez não sejam pessoas comentadas no ensino e na vivência filosófica porque ainda estão vivos, ou até mesmo por serem brasileiros. Destacamos alguns, como Miguel Reale, José Arthur Giannotti, Mário Sérgio Cortella, Leonardo Boff, Paulo Freire, Maria Lúcia de Arruda Aranha, Marilena Chauí. Portanto já se percebe, hoje, uma filosofia nacional, que continua, mesmo em meio aos desafios teóricos, a constituir-se em investigações inovadoras, que supera as influências externas, sedimentando sua própria singularidade.
Paulo Freire, durante toda a vida, defendeu a necessidade do envolvimento na busca de práticas sociais que ajudem o ser humano a inserir-se na sociedade de maneira ativa e como elemento de transformação. Para ele, “seu utópico não é apenas ser idealista ou pouco prático, mas também efetuar a denuncia e a anunciação”. É buscar o impossível quando, cheios de esperança, procuramos alcançar o futuro sonhando que nasce no marco da reflexão e da prática transformadora. É usar ou refletir filosófico como instrumento de liberdade e crescimento.
Outra de nossas grandes filósofas brasileiras, Mariana Chauí, na construção e fortalecimento de uma filosofia nacional, afirma ser preciso “abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum, não se deixar guiar pela submissão ás idéias dominantes e os poderes estabelecidos, buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história, conhecer os sentidos das criações humanas nas artes, nas ciências e na política, dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos”.

Pergunta:
Que pensadores brasileiros você destacaria?

R: Miguel Reale
(Valéria Marconi)

R: Rui Barbosa
(Vanessa Gobetti)

R: Olavo de Carvalho
(Noemi Oliveira)





Fonte: Revista Mundo Jovem
Autora:Ivana Guimarães Lodi

Nenhum comentário:

Postar um comentário