quinta-feira, 15 de abril de 2010

Patrimônios de Piúma E-S

Patrimônio é definido como um bem de toda a sociedade.


Patrimônio Histórico.

É todo bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância, artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Esses patrimonios foram construidos ou produzidos pela sociedade passada, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural; fazem parte da história do local um patrimônio historico sendo um imóvel não pode ser desenvolvido e nem mesmo reformado podendo somente passar por processos de restauração, porém seguindo normas especificas para que possa haver a preservação das caracteristicas originais da época em que foi construido.



Ilha dos franceses é um patrimônio histórico natural devido a um grupo de franceses que por lá habitaram e marcaram uma história.


Patrimônio Cultural

É costituído por bens de natureza material e imaterial que são portadores de referencia à identidade, à ação e à memória da sociedade.
Patrimônio Cultural imaterial abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua amcestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebração, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes, dentre outras.


Patrimônio Arquitetônico

São construções representativas, que por seus estilos, época de construção, tecnicas construtivas utilizadas, entre outros.


Igreja Imaculada Conceição de Piúma é um patrimômio arquitetônico, onde sua construção possui um estilo de época barroca.


Patrimônio Ambiental

Refere-se a um bem natural que, dado seu valor em termos de biodiversidade, valor econômico ou paisagístico, merece ser protegido pela sociedade.


As quatro ilhas de Piúma (Ilha do Gambá, do meio, dos Cabritos e dos Franceses) São exemplos de patrimônios ambientais paisagístico.


O Monte Agha é um dos principais patrimônio paisagística de Piúma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário