quarta-feira, 14 de abril de 2010

Geografia


O Aumento do Nível do mar está destruindo a Orla de Piúma.
Verdade ou Mentira?

Todos sabemos que o planeta está tendo um aumento em sua temperatura, fazendo com que nossas geleiras derretam, isso tudo por causa do homem que com suas invenções e industrias acaba emitindo grande quantidade de gases poluentes como dióxido de carbono, enxofre e o famoso gás carbono que acaba destruindo e fazendo o buraco na camada de ozônio fazendo com que o planeta receba grande quantidade radiação do sol em forma de calor, fazendo com que o planeta cresça sua temperatura e automaticamente derretendo as geleiras e aumento o nível do mar, ameaçando assim muitas regiões e países que estão um pouco mais ou no mesmo nível do mar.Porém o que ocorre em Piúma não tem nada haver com aquecimento global, derretimento de geleiras e muito menos mudanças climáticas. Isso ocorre novamente por causa intervenção humana que não respeitou a área da praia. E em determinada parte da praia pode ser observada que a avenida beira mar toma conta da praia e essa parte é justamente onde a maré alta está destruindo quiosque, muro, calçadão e derrubando árvores.











Ao vermos a figura Acima podemos observar a invasão da população na praia. A praia deveria está de acordo com a linha vermelha porém podemos observar na parte azul praia foi invadida pela cidade, e é essa parte que está sendo destruída pelo mar.

A seguir vejamos a destruição que o mar está fazendo nesses locais:














Piúma sofre constantemente a 5 anos com a erosão da orla, que em uma parte de 50 metros está totalmente danificada afetando o calçadão e a cilclovia.
Uma das soluções seria a retirada de alguns quiosque da praia, e de outros quiosque serem passados para o outro lado da avenida, possibilitando assim um espaço para o mar se repor, porém isso não é por que o mar está aumentando seu nível e invadindo uma parte litorânea e sim ela está recuperando o que realmente é dela afinal foi o homem quem não respeitou o Mar.
Porém essas soluções são infaliveis, porém é criticadas pelos donos de quiosque e das pousadas que provavelmente não aceitariam isso afinal são a fonte de renda deles.
Porém isso é uma questão de tempo, pois se os donos dos quiosques e pousadas não fizerem um acordo para resolver o problema, o próprio mar vai destruir e pegar o que é dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário